top of page

A IA e suas possíveis consequências na vida e nos negócios.

Neste texto a ideia é discorrer sobre o tema da IA e suas possíveis consequências. Trago aqui, inicialmente um trecho retirado do livro “Inteligência Artificial a nosso favor”, especificamente o objetivo de um curso de verão em Dartmouth College sobre o tema. Detalhe, este curso foi lançado em 1956.

“O estudo baseia-se na hipótese de que em princípio é possível descrever tão precisamente todos os aspectos da aprendizagem, ou quaisquer outras características da inteligência, que uma máquina seja capaz de simulá-los. Haverá um esforço para descobrir como fazer máquinas usarem linguagem, formar abstrações e conceitos, resolver tipos de problema até então reservados a seres humanos, e evoluírem. Acreditamos que é possível conquistar um avanço significativo em um ou mais desses problemas, se um grupo cuidadosamente selecionado de cientistas se dedicar a isso durante um verão.”

Interessante que este objetivo parece ainda hoje ter um certo frescor. Claro é que muito se avançou desde então, sendo que alguns tabus e um certo ceticismo vem, uns derrubados, outro em redução, em processo de expansão.

Também nos parece claro que a IA representa uma alternativa sem volta, ou seja, com a necessidade premente de aproveitamento cada vez maior do tempo, fica cada vez mais urgente que determinadas tarefas sejam executadas por programas realmente inteligentes. A inteligência humana segue presente, mas com mais suportes para poder aumentar sua produtividade e capacidade de decisão em um mundo com uma quantidade colossal de dados, mas com necessidade contínua de análise. Os dados, para se transformarem em informação útil, demandam esta “curadoria”.

Portanto é importante que você, seja em seus negócios e até mesmo em sua vida pessoal, “introjete” esta fantástica possibilidade, com acessibilidade ainda relativa, mas crescente.

O convite que gostaríamos de fazer é que você converse conosco, de maneira a entender um pouco mais desta autêntica revolução e os benefícios que serão inevitavelmente obtidos.

5 views0 comments
bottom of page